domingo, 17 de maio de 2009

Para que e quando foi criado o 1ª compuador

Para que foi criado o 1ª compuador

O acesso ao computador no inicio de sua historia era restrito a centros de pesquisas. Naquela época, os computadores não passavam de grandes maquinas de calcular. Elas serviam principalmente para calcular trajetórias de mísseis e, durante a Guerra Fria, para o calculo da trajetória de veículos espaciais e de explosões de armas atômicas.

Os primeiros computadores eram caros, porque usavam muitas pecas e gastavam muita energia. O usuário de computadores precisava ter conhecimentos específicos em eletricidade, porque as informações eram passadas ao computador por meio de contatos elétricos e fios em vez de teclado e mouse, e as respostas vinham em indicadores luminosos nem sempre prontamente inteligíveis. Imagine um painel do tamanho de uma parede de 10x3m, que era o tamanho típico de um computador, cheia de luzinhas piscando (aparece muito em filmes antigos esse tipo de computador).

Com o passar do tempo, surgiu à necessidade de calcular valores monetários - contar dinheiro, em outras palavras - cada vez mais rapidamente. O computador passou de objeto de pesquisa, digamos assim, para o mundo dos negócios. Muitas empresas passaram a comprar seu próprio computador e, com o aumento da demanda, seu preço foi diminuindo.

Os primeiros computadores como conhecemos hoje surgiram no inicio da década de 1980. Eram muito caros. Para se ter uma idéia, naquela época um milésimo do espaço que você tem hoje em sua caixa de e-mail custava US$ 100.

Com o tempo, os computadores foram se disseminando. Passou a ter usos cada vez mais interessantes, que não tinha antes. O preço foi diminuindo também. É por isso que o espaço que você tem na sua caixa de e-mails é de graça hoje. Ou seja, o preço simplesmente variou de alguns milhares de dólares para praticamente zero, nesse caso.


Quando foi criado o 1ª compuador

O computador não foi criado, se assim podemos dizer, a história do computador teve inicio há cerca de 4.000 anos atrás, civilizações primitivas desenvolveram elaborados sistemas de numeração para registrar desde transações comerciais até ciclos astronômicos. Apesar da rapidez estonteante dos modernos avanços, os fundamentos da revolução do computador edificaram-se de maneira lenta e irregular, um dos pontos de partida foi o ÁBACO, um instrumento composto de varetas ou barras e pequenas bolas, utilizados para contar e calcular, (O ábaco foi criado em algum ponto do mediterrâneo). Entre os que contribuíram com o desenvolvimento do computador estão JONH NAPIER, BLAISE PASCAL, GOTTIFRIED LEIBNITZ, JOANNES KLEPPER, CHARLES BABBAGE. Quanto ao primeiro Computador montado para um uso especifico, a história relata o ENIAC (Eletronic Numeric Integrator And Calculator), construído no período de 1943 a 1946. Então podemos dizer que o computador não é uma criação de alguém, mas uma evolução, e que ainda hoje sofre esta evolução todo dia.

6 comentários:

  1. O primeiro computador foi criado onde?ana carolina

    ResponderExcluir
  2. Aff. computadores ONDE ELES FORAM CRIADOS ? Eu entro nessa porcaria que voçes chaman de SITE, e quando eu vejoo, ñ tem nada que eu procuro, Pra fazer trabalho da ESCOLA, Rebanho de BURROS : Mayara Malvão Bernadino. Sô de São Paulos, Baixada Santista ...

    ResponderExcluir
  3. vao nesse aki http://www.grupoescolar.com/pesquisa/historia-dos-computadores.html

    ResponderExcluir
  4. porcaria
    essa bosta nao fala nada com nada

    ResponderExcluir
  5. a mim foi MT útil continuem o trabalho

    ResponderExcluir