domingo, 17 de maio de 2009

Para que e quando foi criado o 1ª compuador

Para que foi criado o 1ª compuador

O acesso ao computador no inicio de sua historia era restrito a centros de pesquisas. Naquela época, os computadores não passavam de grandes maquinas de calcular. Elas serviam principalmente para calcular trajetórias de mísseis e, durante a Guerra Fria, para o calculo da trajetória de veículos espaciais e de explosões de armas atômicas.

Os primeiros computadores eram caros, porque usavam muitas pecas e gastavam muita energia. O usuário de computadores precisava ter conhecimentos específicos em eletricidade, porque as informações eram passadas ao computador por meio de contatos elétricos e fios em vez de teclado e mouse, e as respostas vinham em indicadores luminosos nem sempre prontamente inteligíveis. Imagine um painel do tamanho de uma parede de 10x3m, que era o tamanho típico de um computador, cheia de luzinhas piscando (aparece muito em filmes antigos esse tipo de computador).

Com o passar do tempo, surgiu à necessidade de calcular valores monetários - contar dinheiro, em outras palavras - cada vez mais rapidamente. O computador passou de objeto de pesquisa, digamos assim, para o mundo dos negócios. Muitas empresas passaram a comprar seu próprio computador e, com o aumento da demanda, seu preço foi diminuindo.

Os primeiros computadores como conhecemos hoje surgiram no inicio da década de 1980. Eram muito caros. Para se ter uma idéia, naquela época um milésimo do espaço que você tem hoje em sua caixa de e-mail custava US$ 100.

Com o tempo, os computadores foram se disseminando. Passou a ter usos cada vez mais interessantes, que não tinha antes. O preço foi diminuindo também. É por isso que o espaço que você tem na sua caixa de e-mails é de graça hoje. Ou seja, o preço simplesmente variou de alguns milhares de dólares para praticamente zero, nesse caso.


Quando foi criado o 1ª compuador

O computador não foi criado, se assim podemos dizer, a história do computador teve inicio há cerca de 4.000 anos atrás, civilizações primitivas desenvolveram elaborados sistemas de numeração para registrar desde transações comerciais até ciclos astronômicos. Apesar da rapidez estonteante dos modernos avanços, os fundamentos da revolução do computador edificaram-se de maneira lenta e irregular, um dos pontos de partida foi o ÁBACO, um instrumento composto de varetas ou barras e pequenas bolas, utilizados para contar e calcular, (O ábaco foi criado em algum ponto do mediterrâneo). Entre os que contribuíram com o desenvolvimento do computador estão JONH NAPIER, BLAISE PASCAL, GOTTIFRIED LEIBNITZ, JOANNES KLEPPER, CHARLES BABBAGE. Quanto ao primeiro Computador montado para um uso especifico, a história relata o ENIAC (Eletronic Numeric Integrator And Calculator), construído no período de 1943 a 1946. Então podemos dizer que o computador não é uma criação de alguém, mas uma evolução, e que ainda hoje sofre esta evolução todo dia.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Quando surgiu o primeiro computador?

Desde a antiguidade, o homem veio desenvolvendo instrumentos para auxiliar os seus cálculos. O primeiro foi o ábaco, inventado na China. Em 1642, o francês Blaise Pascal, desenvolveu uma máquina de somar e subtrair constituída por um determinado número de rodas dentadas que, ao rodar dez dentes na coluna das unidades, avançava um dente na coluna das dezenas, e assim sucessivamente. Em 1694, o matemático alemão Gottfried Von Leibniz contruía uma calculadora que podia executar quatro operações básicas, além da raiz quadrada. A máquina de Leibniz utilizava cilindros com diferentes comprimentos, tendo ajustadas por cima deles outras engrenagens menores. Em 1822, matemático inglês Charles Babbage estabelecia os princípios do funcionamento dos computadores eletrônicos no projeto da sua máquina diferencial, capaz de fazer os cálculos necessários para elaborar uma tabela de logaritmos. E, em 1933, apresentou um outro projeto, a máquina analítica , que pode ser considerada a primeira máquina programável. Segundo o projeto, a máquina deveria dispor de uma memória capaz de armazenar mil números de 50 algarismos, utilizar funções auxiliares que constituíam sua própria biblioteca, comparar números e agir de acordo com o resultado da comparação; em suma, sua estrutura era muito parecida com a dos primeiros computadores eletrônicos.

Em 1945 surgiu, na Universidade da Pennsilvânia, o primeiro computador eletrônico, o Eniac – Eletrical Numerical Integrator and Calculator. Com mais de 18 mil válvulas e pesando cerca de 30 toneladas, ele dispendia o equivalente a 200 quilowatts de calor. Sua manutenção era complicada, pois esquentava rapidamente e era obrigado a usar custosos sistemas de refrigeração. As válvulas começavam a queimar em dois minutos depois de o Eniac ser ligado, o que fez com que, em 1952, mais de 19 mil válvulas tivessem sido substituídas. Os outros problemas do Eniac eram a capacidade de memória e a confiabilidade. Em 1952, a Universidade da Pennsilvânia desenvolvia um segundo computador. Mais poderoso que o Eniac, ele usava apenas 3.500 válvula.

O primeiro computador foi fabricado comercialmente, a partir de 1951.




Bibliografia:http://grupodetec.blogspot.com/2007/05/quando-surigiu-o-primeiro-computado.html